quinta-feira, 1 de setembro de 2011

EDITAL CEFET/RJ 2012 (ENSINO MÉDIO TÉCNICO)

O presente processo seletivo está aberto a qualquer pessoa que apresente como escolaridade mínima o Ensino Fundamental completo ou esteja cursando o 9º ano (antiga 8ª série) desse nível de ensino.

O processo seletivo de classificação de candidatos aos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, mediante a realização de provas abrangendo as áreas de conhecimento da base nacional comum dos currículos  do Ensino Fundamental, visa ao preenchimento de 810 (oitocentos e dez) vagas nos cursos da Unidade Maracanã, 216 (duzentos e dezesseis) vagas nos cursos da Unidade de Nova Iguaçu, 180 (cento e oitenta) vagas nos cursos da Unidade de Maria da Graça, 60 (sessenta) vagas no curso da Unidade de Nova Friburgo, 36 (trinta e seis) vagas no curso da Unidade de Petrópolis, 40 (quarenta) vagas no curso da Unidade de Itaguaí, 40 (quarenta) vagas no curso da Unidade de Angra dos Reis e 40 (quarenta) vagas no curso do Núcleo Avançado de Valença.
NÃO DESPERDICEM A OPORTUNIDADE! 




                                                        .         

68 comentários:

  1. eu ja concluí o ensino medio em 2010. eu posso fazer esse concurso?

    ResponderExcluir
  2. Pode sim! Voce só vai precisar pegar uma segunda via do historico escolar do ensino fundamental onde voce terminou o 9º ano ou 8ª Série. Faça sim! É uma ótima oportunidade, pois Itaguai está precisando, urgente, devido ao porto, de mão de obra qualificada. Abraços e boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  3. quais as materias que cai na prova para quem já concluiu o ensino médio?

    ResponderExcluir
  4. Luciana,bom dia! está no edital em anexo. Mas caem matérias como: Português, Matmática, História, Química, Biolgia, Geografia. Leia o edital para tomar ciência das exigências do concurso. Abração e boa prova..

    ResponderExcluir
  5. Professor Jefersom, Bom dia.
    Eu quero fazer a prova do cefet rj, deste ano. Como eu faço para pedir a isenção do pagamento? Ru fiz a inscrição pela internet e agora?

    ResponderExcluir
  6. Dê uma olhada no edital do Cefet, pois lá estará as disposições para se obter a isenção. Normalmente, tem que se declarar hipossuficiência, ou seja, incapacidade familiar para pagar a inscrição. Mas dê uma olhada no Edital. Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Professor Jeferson,bom dia,o meu filho estuda em escola particular,mesmo assim posso pedir a isençao.

    ResponderExcluir
  8. Michelle, o que deixará seu filho ser isento ou não, normalmente, é a renda per capita de sua família. Dê uma olhada no Edital e veja qual o valor que eles consideram para isenção. Abraços..

    ResponderExcluir
  9. professor tenho 14 anos ! e quero me escrever.
    como faço isso. irei deixar meu e-mail:
    fabri_oi_157@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. ola jeferson meu nome é tiago. estou a muito tempo sem estudar, já terminei o ensino médio e gostaria de fezer esse curso tecnico mas estou totalmente leigo em relação a matéria, já me escrevi no portal. você me indica alguém com que eu possa estudar sobre esse edital? se puder me ajuda.

    ResponderExcluir
  11. Tiago, indico que primeiramente voce deve ler o edital e tomar ciência das disciplinas que caem e quais as matérias relevantes... Indico que você pegue livros de 8 série e leia bastante. Va a uma escola pública e solicite um livro de 8 série.. Abraços e comece os estudos...

    ResponderExcluir
  12. a prova é domingo e eu aqui .. meu Deus o que eu estudo em História e Geografia ?! , tô perdidona *--*

    ResponderExcluir
  13. lIIIIIINDA TODA VIDA, PROCURE ESTUDAR MAIS O SÉCULO XX EM HISTORIA. É O QUE EU TE ACONSELHO.

    ResponderExcluir
  14. A prova é dia 05 de novembro, não dia 2 :)

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde, professor.
    FAETEC e CEFET já estão com inscrições encerradas.
    Sabe de alguma outra que ainda esteja com inscrição aberta para formação ensino médio?

    ResponderExcluir
  16. Que eu saiba todas as escolas técnicas já encerraram as inscrições para o ano letivo de 2012. Tem que ficar ligado na período de inscrições. Abraços...

    ResponderExcluir
  17. Olá prof.Jeferson, bom dia. Meu filho por muito pouco passou no 9ºano mas por bobeira minha nãome liguei nos cursos técnicos antes. É possível ele estudar em 2012 em alguma escola com 2ºgrau técnico? Por favor me oriente. Deixo meu e-mail : aldrett@ig.com.br Obrigado, Leonardo

    ResponderExcluir
  18. Leonardo, bom dia! O seu filho este ano somente pode estudar em escola técnica particular, pois os períodos de inscrições para as públicas terminaram. Se ele tiver entre 17 a 21 anos poderá fazer inscrição para Nuclep e cursar um estudo técnico. Fique ligado no site que eu sempre coloco as oportunidades para os alunos. Abraços, Prof. Jeferson Farias.

    ResponderExcluir
  19. Onde posso encontrar as provas anteriores? Só acho a que teve recentemente e a anterior. Gostaria de baixar as mais antigas. Abraços!

    ResponderExcluir
  20. Veja no próprio site do cefet rj, pois eles costumam colocar as provas anteriores. Abracos e bons estudos.

    ResponderExcluir
  21. qual melhor curso técncio do cefet? meu filho é aluno do cmrj e optou em sair para fazer concomitância interna no cefet, foi uma boa escolha? só que ele escolheu fazer administração... é valorizado esse curso, há mercado?
    por favor, se puder me responda por e-mail : val.brandao@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  22. Ola, gostaria de saber se ja estão marcadas as provas para cefet,ensino feundamental,2012
    obrigada.

    ResponderExcluir
  23. ja terminei o esino medio...
    como faço para fazer um curso tecnico no cefet?

    ResponderExcluir
  24. professor,me chamo mayara,tenho 13,já posso ir me preparando para o cefet,quais as principais materias que devo estuda? faço 8º ano\7ªsérie.

    ResponderExcluir
  25. Deve começar a estudar desde já. Pegue o edital e veja o que cai nas disciplinas exigidas. Bons estudos! Prof. Jeferson Farias.

    ResponderExcluir
  26. sou Janaina,tenho 19 anos..queria saber quando e como posso me inscrever para fazer a prova do CEFET desse ano. meu e-mail é janaglepson@hotmail.com
    pode me mandar informações no meu e-mail?
    obrigada

    ResponderExcluir
  27. olá tenho 13 anos vou fazer 14 em março! estou na 8ª série/9° ano!
    não estou cunseguindo me inscrever para a prova do cefet! o que faço?
    quais são as matérias para a prova ? quando será realizada?

    ResponderExcluir
  28. tem q ta no 9 ano pra fazer o concurso

    ResponderExcluir
  29. oi, eu estou no 9º ano/8ª série eu quero muito fazer a prova como faço para me inscrever ?

    ResponderExcluir
  30. Professor Jeferson quando que começa as inscrições para as provas 2012 ?

    ResponderExcluir
  31. tem que ficar ligado no edital que normalmente saiu no segundo semestre de 2012. abracos, prof. jeferson farias.

    ResponderExcluir
  32. Bom dia, meu nome é Thainá. Eu sou do 9º ano, e ano que vem pretendo ir para uma dessas escolas técnicas. Quero fazer psicologia no futuro. Mas quero fazer um técnico, qual que posso fazer? que seja especializado nessa área.

    ResponderExcluir
  33. Oi, boa tarde. Meu nome é Thainá, estou cursando o 9º ano. Quero muito ir para uma dessas escolas ano que vem. Quero me formar em psicologia. Mas quero fazer o colégio técnico, mas não sei o técnico que devo fazer, pode me dizer qual?
    Estava pensando no Colégio Henrique Lage, Pedro II, Cefet...

    ResponderExcluir
  34. Thaina, boa noite! Você como vai fazer psicologia, pode escolher qualquer uma escola tecnica que melhor lhe convier. Agora, gosto muito do Pedro II, devido a grande chance de voce passar no Enem no futuro. Ensino mais qualificado para isso. Abraços, Prof. Jeferson Farias.

    ResponderExcluir
  35. boa tarde:meu filho tem 14 anos gostaria que ele estudase no cefet de NOVA IGUAÇU ele esta no OITAVO ANO /7SERIE COMO FAÇO ELE QUER FAZER ENGENHARIA EM COMPUTAÇÃO ACHO QUE É ISSO ALGO QUE TENHA AVER COM COMPUTADOR ELE JA FAZ UM CURSO COMPLETO DE COMPUTAÇÃO A 1 ANO E DOIS MESES E ESTA ESTUDANDO NO COLEGIO DUQUE DE CAXIAS ,ESTADUAL DESDE JÁ AGRADEÇO A ATENÇÃO.

    ResponderExcluir
  36. bom dia.eu gostaria de saber quando eu posso fazer as provas de admição?

    ResponderExcluir
  37. Boa noite, professos jerferson farias estou cursando o 9º ano. E gostaria de fazer as provas para as escolas tecnicas da ceft,PedroII,Faetec,ETC. Gostaria de saber quais são a a materia que cai na prova da ceft e da faetec e se tem algum site que aparece mais ou menos as questões da prova pra mim dar uma estudada !

    ResponderExcluir
  38. Bom dia Professor Jeferson.Gostaria de saber se ainda posso fazer as provas para ingressar no Ensino Médio para Faetec ou PedroII mesmo já tendo terminado o Fundamental ano passado, se sim, terei que voltar o primeiro ano(embora eu ache que vai valer a pena)?Onde posso encontrar as materias para estudar? Obrigada pela ajuda.Bj

    ResponderExcluir
  39. Voce pode fazer as provas sim. Primeiramente voce deverá ler o ultimo edital, que voce encontrará no site da faetec. Depois começar a a separar as disciplinas a serem estudadas... Fica a dica. Abraços.

    ResponderExcluir
  40. Quais são as matérias das provas da primeira e da segunda fase?
    Boa Noite :)

    ResponderExcluir
  41. Olá, meu namorado terminou o ensino médio, faz faculdade e está interessado em fazer o CEFET mas ele não prestou concurso no inicío do ano. Há provas para o segundo semestre ou ele só poderá tentar no fim do ano, para o ano que vem? Obrigada.

    ResponderExcluir
  42. Professor as matérias que vão cair eu já sei ,só gostaria de sabe o assunto de cada uma delas,porque já rodei sites aqui e não acho ,quero começar a estudar desde agora . Estou no primeiro ano do ensino médio, pelo falo de não ter tentado no ano passado .Vou tentar esse ano e quero muito passar.
    Quebra esse galho professor ,desde já agradeço .

    ResponderExcluir
  43. Boa Noite. Eu gostaria somente de saber quando será a época de inscrição, se será no mesmo período do ano passado ou se será diferente. Obrigado!

    ResponderExcluir
  44. Ola eu sou juliana faço o 1 ano do ensino medio e quero fazer o concurso do ifpi eu posso fazer a prova.thauu

    ResponderExcluir
  45. boa noite faco o terceiro ano do ensino medio e queria saber se posso fazer a prova do ceft e cursa e em qual modalidade me enquadro???por que naum sei o que fazer e estou cheia de duvidas....obrigado!!

    ResponderExcluir
  46. Olá!!! meu nome é Rayana, estou cursando o 2º ano do ensino médio, e gostaria de fazer aprova do cefet-BA de 2013... Só que eu estou muito preocupada e com muitas dúvidas de quando eu devo estudar e quais os assuntos que eu tenho que estudar mais... Se o senhor poder me ajudar eu serei muito grata... (será se da tempo eu começar estudar?) me ajudaaaaa

    PS.: E também eu gostaria de saber sobre livros de autores brasileiros que eu poderia ler pra mim fazer a prova melhor... (o senhor pode mandar pra mim?))

    ResponderExcluir
  47. o e-mail de Rayana é rayteixeira10@hotmail.com

    ResponderExcluir
  48. Bom dia! Meu nome é Elys e tenho um filho de 14 anos que vai completar 15 em dezembro quando estará terminando o ensino fundamental. Quero muito que ele faça prova para a FAETEC se possível em Itaguaí mas não sei como fazer para ajudá-lo. Você pode por favor me auxiliar? Obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
  49. Olá!estou com muita duvida e quero entra no cefet,e ouço muitas pessoas falarem bem do cefet!!Então você poderá me responder as seguintes duvidas:no cefet a ensino médio,cefet paga,se pagar quanto é,tem uniforme,se tiver paga,compra o material ou ganhamos ,quais matérias devo estudar para prova,existe cefet em rio das ostras,se não tiver existe em macaé?...
    Por favor me responda!!

    ResponderExcluir
  50. Tem curso de engenharia química?

    ResponderExcluir
  51. Gostaria de Saber se ainda este Ano de 2012 vao abrir inscrições para o CEFETEQ. Fiquei sabendo pelo Site responsavel sobre a abertura que as inscrições foram temporariamente suspensas. Existe chance desse ano acontecer??

    ResponderExcluir
  52. OLa , Prof. Jeferson . Quando começam as aulas do tecnico 2º semestre ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As aulas começam dia 06/08. Aproveite e se matricule logo.. Abraços...

      Excluir
    2. boa noite ,estou concursando o 9 ano ,queria saber quando ira começar as provas e as materia q ira cair ?? Obg

      Excluir
  53. boa noite,quando que cai esta prova da cefet??já saiu o edital,só irá cair protuguês e matemática??grato :)

    ResponderExcluir
  54. o edital já saiu?quando que começa as provas?grato

    ResponderExcluir
  55. Bom dia Jeferson! Não sou aluna, mas estou à procura de provas anteriores da banca FUNCEFET, pois esta irá realizar o concurso que irei prestar. Em minhas pesquisas apareceu sua página, se você puder me ajudar. Já entrei no site da banca e lá não tem nada de prova, já mandei e-mail pro site e eles não me respondem. Enfim... não consig encontar em lugar algum, mas pelo que vi, essa banca costuma fazer provas de escola técnica, vestibular e como você é professor dessa área, se puder me ajudar, serei muito grata. Segue meu e-mail: gessicalange@msn.com

    ResponderExcluir
  56. OI, tenho 14 anos , estou cursando o 1º ano do ensino médio. Posso participar do processo seletivo ? E eu tenho que colocar que vou acabar o 9º ano esse ano ?

    ResponderExcluir
  57. Qual é o curso menos concorrido ?

    ResponderExcluir
  58. Mim tire uma duvida porfavor.
    è que eu to querendo fazer o processo seletivo do IFBA esse ano. só que eu já sou 1º ano. Se eu for fazer tenho que colocar na inscrição que eu vou terminar o ensino fundamental esse ano. Tem algum problema ?

    (Obs: Eu sei que se eu passar tenho que repetir o 1º ano)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se vc for aprovado de um jeito ou de outro eles vão saber!

      Excluir
  59. Olá,eu estou terminando o ensino fundamental e no ano que vem vou para o ensino médio e quero fazer muito essas provas,será o senhor saberia me dizer se além do Pedro II,faetec,cefet quais outros colégios que eu poderia me inscrever,pois eu não sei quais são outros colégios então eu gostaria de uma orientação sua,ficaria muito agradecida. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ctur,também é um bom negócio mas ñ tem muitas escolhas de técnico

      Excluir
  60. Oi, eu quero saber que matérias devo estudar?

    ResponderExcluir
  61. Terminei o fundamental agora e tenho 17 anos eu posso fazer a prova pra cefet e quando é a prova agradeço abraço

    ResponderExcluir
  62. Olá terminei o fundamental agora e tenho 17 anos queria saber se eu posso fazer a prova da cefet e quando vai ser a prova

    ResponderExcluir
  63. Boa noite ! Eu terminei o ensino fundamental, agora eu irei para o segundo ano do ensino médio, eu posso entrar no CEFET no terceiro ano do ensino médio? E caso dê para eu frequentar o CEFET, eu posso terminar o CEFET em um ano?
    Estou aguardando a resposta!

    ResponderExcluir
  64. Eu já terminei o ensino fundamental e estou no segundo ano do ensino médio, e estou pensando em frequentar o CEFET. Eu posso ingressar no CEFET no terceiro ano do ensino médio sem precisar voltar para o primeiro ano do ensino médio? Caso dê, eu posso terminar o curso técnico em um ano?
    Estou aguardando a sua resposta!

    ResponderExcluir