domingo, 16 de outubro de 2011

FAETEC: INSCRIÇÕES ABERTAS PARA ANO DE 2012



São 8.728 vagas para cursos técnicos e outras 222 para os Institutos Superiores de Tecnologia
 A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Sect), abre nesta quinta-feira, 13, as inscrições para 8.950 vagas nas escolas de Ensino Médio Técnico e nos Institutos Superiores de Tecnologia. As inscrições vão até o dia 9 de novembro e devem ser feitas pela internet, no site da Faetec (www.faetec.rj.gov.br). As provas objetivas estão marcadas para o dia 18 de dezembro e a divulgação dos resultados será no dia 19 de janeiro de 2012.

 A novidade para estas inscrições é o Instituto Superior de Tecnologia Imbariê, em Duque de Caxias, que vai começar a funcionar no ano que vem. O primeiro curso da unidade é o de Tecnologia em Processos Gerenciais, com 76 vagas disponíveis.
 - As vagas nos cursos técnicos e superiores complementam a formação de mão de obra qualificada que a Faetec desenvolve também nos cursos profissionalizantes dos CVTs e Ceteps. Estamos trabalhando em diferentes áreas de formação para reduzir o apagão de mão de obra e oferecer profissionais capacitados para atender a demanda que o Estado do Rio precisa para se desenvolver - diz o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso.

 Cursos
 Nas Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) que oferecem cursos de nível Médio Técnico na modalidade Concomitante (cursos que acontecem ao mesmo tempo em que o Ensino Médio regular), são oferecidas 4.873 vagas para áreas como Administração, Marketing, Turismo, Dança, Eletrônica, Eletrotécnica, Mecânica, Saúde, Telecomunicações, além de várias outras.
 Já as escolas que oferecem cursos Médios Técnicos na modalidade Subsequente (para quem já concluiu o Ensino Médio) variam entre ETEs e Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs). Nessas unidades, são oferecidas 3.478 vagas em cursos nas áreas de Administração, Eletrônica, Eletrotécnica, Mecânica, Saúde, Telecomunicações, Edificações e ainda Química, Cerâmica, Teatro, entre outros.
 Nos quatro Institutos Superiores de Tecnologia (ISTs) – Rio, Petrópolis, Paracambi e Caxias/Imbariê – e nos Institutos Superiores de Educação (ISEs) – Iserj e Isepam –, unidades que oferecem Ensino Superior, são oferecidas 222 vagas para cursos nas áreas de Tecnologia de Sistemas de Informação, Análise de Sistemas, Gestão Ambiental, Tecnologia em Processos Gerenciais e Pedagogia.
 Há, ainda, outras 80 vagas para o curso de Especialização em Enfermagem do Trabalho, que exige curso técnico completo de Enfermagem. Por fim, outras 297 vagas são oferecidas para cursos técnicos na Escola Agrícola Antônio Sarlo, em Campos, no Iserj e no Isepam, que não exigem pagamento da taxa de inscrição.

 Processo de inscrição
 Para se inscrever, os candidatos deverão acessar o site da Faetec (www.faetec.rj.gov.br) e clicar no link“Processo Seletivo Faetec 2012.1”. Todos os editais estão disponíveis neste link. Além de preencher o formulário, os candidatos devem imprimir o boleto bancário e, em seguida, pagar a taxa de inscrição, no valor de R$ 38, na rede bancária, o que automaticamente confirmará a inscrição.
 As pessoas que têm dificuldade de acessar a internet e querem participar do concurso podem procurar atendimento nos 81 pólos do programa Faetec Digital, com funcionários habilitados para orientar no preenchimento do formulário de inscrição e na impressão do boleto para pagamento. Os pólos da Faetec Digital funcionarão, durante o período de inscrição, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.
Todas as informações sobre os concursos estão disponíveis nos editais, disponibilizados no site da Faetec - www.faetec.rj.gov.br. Mais informações também podem ser solicitadas na Fundação Dom Cintra, pelo telefone: 4063-6396, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h.
 - A criação dessas vagas em ensino técnico e superior reafirma o nosso compromisso com o acesso à educação pública, gratuita e de qualidade. A Faetec e a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia têm priorizado a criação de vagas em carreiras que abastecem o mercado de trabalho, garantindo o alto nível de empregabilidade de nossos ex-alunos – afirma o presidente da Faetec, Celso Pansera.

Vagas para deficientes e cotistas
 Nos cursos técnicos, 5% das vagas são destinadas a pessoas portadoras de deficiência. O período para a entrega do laudo médico vai de 13 a 19 de outubro.
 Já para os cursos dos Institutos Superiores de Tecnologia e de Educação, 45% das vagas são reservadas para os candidatos comprovadamente carentes, de acordo com a Lei nº 5346/08, assim distribuídos: 20% para estudantes oriundos da rede pública de ensino; 20% para estudantes negros e indígenas; 5% para pessoas com deficiência e filhos de policiais civis, militares, bombeiros militares, de inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapacitados em razão do serviço, de acordo com o decreto nº 3298/99.
 

Calendário para o Ensino Técnico e Ensino Superior
 - Período de inscrição: 13 de outubro a 9 de novembro
- Provas objetivas: 18 de dezembro
- Resultado final: 19 de janeiro de 2012
- Matrícula dos candidatos aprovados e classificados: 23 a 27 de janeiro de 2012

Por favor leia o Edital do Concurso antes de preencher o formulário de inscrição

Por favor leia o Edital do Concurso antes de preencher o formulário de solicitação de isenção

3 comentários:

  1. FOI MUITO BOM RECEBER ESTAS INFORMAÇÕES E PROVAS ANTERIORES, PARA QUE POSSAMOS ESTUDAR E TER UMA NOÇÃO DE COMO ESTE CONCURSO SERÁ. MUITO OBRIGADA PELA SUA AJUDA. UM BOM DIA E UMA ÓTIMA SEMANA. JANE

    ResponderExcluir
  2. primeira vez que me escrevo para estudar na faetc como acompanhar minha inscrição,e no siti ou por telefone,estou na duvida e não encontrei,atalho que me leva está informação....mande para mim:talamandeba@hotmail.com
    obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde! Meu filho tem 14 anos, está cursando o nono ano do Ensino Fundamental e deseja ingressar numa Escola Técnica que tenha Informática para fazer o Ensino Médio. Tem como ficarmos informados quanto às datas (para 2013) através de você? Moramos em Mesquita, Baixada Fluminense; tanto para Santa Rita quanto para Quintino há necessidade de pegar duas conduções. A escola que ele estuda não tem um nível muito bom, havendo necessidade de complementar em casa; como não tenho condições de matriculá-lo num preparatório, dependo da ajuda de alguns amigos. Por favor, tem como nos ajudar? Pode ser com material de estudo, tipo apostilas, exercícios, dicas, conselhos, provas e orientações diversas através da Internet. Desde já, muito obrigada.

    ResponderExcluir